Atualidade / Arquivo

Eurotúnel arrancou há 23 anos

29 julho 2010 20:15

Marta Gonçalves (www.expresso.pt)

Ligação ferroviária entre Londres e Paris demora duas horas e 15 minutos

pascal rossignol/reuters

Margaret Tatcher e François Mitterrand deram início há 23 anos, ao projeto que possibilitaria, oito anos depois, a primeira ligação ferroviária entre a Inglarerra e a França, sob o Canal da Mancha.

29 julho 2010 20:15

Marta Gonçalves (www.expresso.pt)

A Sociedade Americana de Engenheiros considerou-o uma das setes maravilhas do mundo moderno. O Eurotúnel é o segundo maior túnel ferroviário do mundo e faz hoje 23 anos que o projeto foi acordado por Margaret Thatcher e François Mitterrand.

Mas não foi só em tamanho se verificou a grandiosidade deste projeto. O Eurotúnel envolveu durante a sua execução cerca de 13000 trabalhadores e teve um custo avaliado em 16 mil milhões de euros.

Oito anos de obras

Para se ter uma ideia da dimensão do projeto, bastará referir que durante a sua construção foram retirados do lado inglês cerca de 4 biliões de metros cúbicos de terra. Duas escavadoras perfuraram o solo em busca de um local comum para a união entre os dois países, no subsolo por baixo do Canal da Mancha.

No terminal francês de Coquelles, perto de Calais, diversos carros preparam-se para entrar no comboio de alta velocidade que os levará até França

No terminal francês de Coquelles, perto de Calais, diversos carros preparam-se para entrar no comboio de alta velocidade que os levará até França

pascal rossignol/reuters

Três anos após esse arranque a ligação estava concluída. Depois, foram necessários outros três anos para que a ligação se concluísse. Em Maio de 1994, a França e a Inglaterra estavam oficialmente unidas através de uma ligação ferroviária debaixo do mar.  

Os 50 quilómetros do canal são percorridos de comboio em 35 minutos. Com três túneis paralelos (um é apenas para ventilação), os comboios de alta velocidade que atravessam o Canal da Mancha fazem-no a uma velocidade média de 160 km/hora. Passageiros e automóveis são transportados em comboios (Eurostar).

Bilhetes a 50 euros

O objetivo inicial era transportar por ano uma média de 30 milhões de passageiros, o que não veio a verificar-se. Por exemplo, no primeiro ano apenas foram transportados 7 milhões de passageiros.

Em relação a preços dos bilhetes, o transporte de um carro ligeiro (até 4 passageiros) nas travessias Paris - Londres ou Londres - Paris fica em cerca de 42 libras (cerca de 50 euros). Bilhetes individuais de passageiros adultos rondam os mesmos montantes

Uma viagem entre Londres e Paris tem a duração média de 2 horas e 15 minutos.

Acidentes no percurso

Com dezasseis anos de existência, o Eurotúnel já regista alguns acidentes no seu historial. Um incêndio num camião, em 2008, obrigou ao encerramento dos dois sentidos do canal e 32 passageiros foram evacuados.

Também o inverno rigoroso de 2009 provocou sérias avarias nos comboios, mais de 2000 passageiros ficaram retidos no túnel e outros levaram mais de 15 horas a chegar ao seu destino.