2 fevereiro 2011 21:24
A tempestade de neve e chuva que desde ontem está a afetar grande parte do território dos EUA já levou ao cancelamento de milhares de voos e ao fecho de escolas.
2 fevereiro 2011 21:24
Uma tempestade, com neve, chuva e fortes rajadas de vento, atingiu um terço dos EUA, afetando 10 mil voos e paralisando parte do país, noticiou a "AFP".
Cerca de 6.500 voos foram anulados - 20% do tráfego aéreo norte-americano - e as companhias aéreas alteraram outros 3.600, num total de mais de 10 mil, segundo dados disponibilizados no site FlightAware.
Na segunda-feira tinham já sido anulados 800 voos devido à aproximação da tempestade.
A região mais afetada estende-se por cerca de 3.000 quilómetros do Texas (sul) ao Maine (nordeste) e inclui cerca de metade dos estados norte-americanos.
As autoridades apelaram às populações para ficarem em casa, enquanto se mantiver o mau tempo.
Dificuldades em vários estados
De acordo com os meteorologistas, as temperaturas poderão descer entre os -34 e -45 graus no Colorado, Wyoming, Dakota do Norte e do Sul, Kansas, Idaho e algumas regiões do Texas.
O estado de emergência foi decretado em Illinois (norte), Indiana (norte), Missouri (centro) e Oklahoma (sul), e foram ativados grupos para socorrer os automobilistas com dificuldades.
Abrigos de urgência aquecidos estão também a funcionar para acolher pessoas privadas de eletricidade.
Escolas e serviços administrativos foram encerrados e muitas estradas encontram-se cortadas.
