Atualidade / Arquivo

Escolas da Guarda e Viseu fechadas por causa da neve

20 janeiro 2009 14:45

Em escolas de concelhos do distrito da Guarda e de Viseu as aulas foram hoje suspensas.

20 janeiro 2009 14:45

As aulas estão hoje suspensas em escolas de cinco concelhos do distrito da Guarda e em sete do distrito de Viseu devido à neve,.

As actividades lectivas foram suspensas nas escolas da cidade da Guarda, Fornos de Algodres, Loriga (Seia), Vila Nova de Tázem (Gouveia), Sabugal (escola secundária e Agrupamento de Escolas) e Gouveia (escola secundária e Agrupamento de Escolas).

Quanto ao distrito de Viseu, nos concelhos de Castro Daire e de Vila Nova de Paiva, todas as escolas se encontram fechadas devido à neve. Na mesma situação estão também algumas escolas dos concelhos de Tondela, Vouzela, Cinfães, Sátão e Tarouca.

Na Guarda, para além dos estabelecimentos encerrados, outros "estão a funcionar com poucos professores", como é o caso de Celorico da Beira, onde "parte do corpo docente desloca-se da Guarda" e não foi trabalhar devido ao nevão registado durante a manhã.

O elemento da Equipa de Apoio às Escolas da Guarda, entidade que depende do Ministério da Educação, indicou também que, "em princípio, hoje já não haverá condições" para as escolas retomarem a sua actividade.

"Não sabemos se estas escolas abrem durante a tarde. Tudo depende da decisão dos órgãos de gestão", referiu.

Na cidade da Guarda, onde nevou com maior intensidade, a situação está "normalizada" segundo fonte do Comando Distrital de Operações e Socorro (CDOS).

A mesma fonte adiantou que durante a manhã, os bombeiros de Gonçalo (Guarda) e de Loriga (Seia) evacuaram os passageiros de autocarros "que ficaram presos na neve".

"As pessoas foram evacuadas pelos bombeiros e transportadas para os respectivos domicílios e já está tudo em casa", assegurou.

As situações registaram-se em Seixo Amarelo (Guarda), com o transporte de 15 pessoas, e em Alvoco da Serra (Seia) com o auxílio a 65 passageiros de autocarros.

A fonte do CDOS acrescentou que as estradas de acesso ao maciço central da Serra da Estrela continuam fechadas ao trânsito devido à neve.

Estão também encerradas as estradas municipais 232 entre Aldeias e Manteigas, a 522.1 entre Aldeias e Paços da Serra (Gouveia) e a 537, que liga Seixo Amarelo a Gonçalo, no concelho da Guarda.

Em Viseu a neve afectou também a circulação rodoviária. Segundo o comandante distrital das operações de socorro, cerca das 13h00 estava a nevar em muitos dos concelhos do distrito, escapando apenas os situados mais a Sul. 



"Nos concelhos a Norte, se não neva agora, neva daqui a cinco minutos, ou se não nevou há cinco minutos, está a nevar agora", frisou. 

 

Encontram-se cortadas ao trânsito a Estrada Nacional 321 entre Castro Daire e Cinfães e várias municipais, nomeadamente entre Resende e Feirão, Campo Benfeito e Picão (Castro Daire), Coelheira e Candal (S. Pedro do Sul), Vilar de Peso e Pindelo, Vale de Papas e Gralheira e Bustelo e Alhões (todas em Cinfães). 

 

Foi mobilizado preventivamente um Grupo de Reforço da Coluna Nacional de Lisboa para a Base de Apoio Logístico de Santa Comba Dão e quatro equipas da Força Especial de Bombeiros.