30 dezembro 2010 19:48
A ONU alerta que um eventual ataque à base de Alassane Quattara pode reacender a guerra civil.
30 dezembro 2010 19:48
O secretário-geral das Nações Unidas (ONU) avisou hoje os apoiantes do presidente cessante da Costa do Marfim para as consequências de um ataque contra o hotel de Abidjan que serve de base ao seu rival.
Em comunicado, Ban Ki-moon alerta os partidários de Laurent Gbagbo para que um ataque ao quartel-general de Alassane Ouattara, presidente reconhecido pela comunidade internacional, "pode reacender a guerra civil".
No texto, Ban Ki-moon declara que "um ataque contra o Golf Hotel pode desencadear violências em grande escala, que podem reacender a guerra civil".
O porta-voz do dirigente da ONU, Martin Nesirky, acrescentou que Ban Ki-moon lembrou que a missão da ONU no país tem autorização para utilizar "todos os meios necessários para proteger o seu pessoal, bem como os funcionários do Estado e os outros civis presentes no hotel". Na quarta-feira, Charles Blé Gudé, líder dos Jovens Patriotas, organização apoiante de Laurent Gbagbo, afirmou que, a partir de sábado, ia começar a "libertar" o Golf Hotel de Abidjan, que serve de quartel general a Alassane Ouattara.
