Atualidade / Arquivo

Cavaco chama Brasil à atenção para empresas portuguesas

28 outubro 2011 1:55

Presidente da República alertou o Brasil para as "histórias de sucesso" de muita empresas portuguesas e frisou que, em tempos de crise, há grandes oportunidades de negócio.

28 outubro 2011 1:55

O Presidente da República afirmou ontem à noite, no Brasil, que apesar de Portugal viver "horas difíceis" existem empresas portuguesas com "extraordinárias histórias de sucesso" que merecem "a atenção e o interesse dos empresários brasileiros".

Cavaco Silva falava em São Paulo, durante um jantar promovido pela Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil, que o homenageou pelo "trabalho desenvolvido na promoção das relações económicas e empresariais luso-brasileiras".

Na sua intervenção, o Presidente da República apontou a "fluidez de informação" atual como um fator que contribui para o conhecimento mútuo de Portugal e do Brasil, mas que também, "muito frequentemente", produz "uma imagem demasiado simplista da realidade".

Em seguida, o chefe de Estado disse que "ninguém ignora as horas difíceis que Portugal vive", mas acrescentou que, neste contexto, há "exemplos de um Portugal dinâmico e ambicioso, que não se resigna e que abraça as oportunidades".



"Os problemas que Portugal está a enfrentar com coragem e determinação convivem com extraordinárias histórias de sucesso, que atestam da capacidade de inovação e empreendedorismo de gente cujas referências de competitividade se regem pelos padrões internacionais mais elevados", afirmou.

"Um manancial de oportunidades que merece a atenção do Brasil"

Cavaco Silva referiu que hoje coexistem em Portugal empresas já "com um elevado grau de implantação internacional" e "uma nova geração de empresas e de empresários com notável capacidade empreendedora e inovadora, que desenvolvem produtos e serviços para novos segmentos do mercado mundial".



E destacou as empresas das áreas da eletrónica, tecnologias de informação, energias renováveis, indústria farmacêutica e que desenvolvem aplicações de "software".



"Esta realidade encerra um manancial de oportunidades que merece a atenção e o interesse dos empresários brasileiros, tanto mais quando o Brasil reforça a internacionalização da sua economia", considerou.



No seu discurso, o Presidente da República defendeu que as crises oferecem oportunidades e que "os laços que unem Portugal e Brasil constituem um ativo de valor estratégico para os dois países", ainda mais "perante as incertezas que caracterizam a atual situação".