Atualidade / Arquivo

"Camping" das Berlengas entre os mais "cool" da Europa

9 março 2009 18:26

Hugo Franco

Hugo Franco

Jornalista

O jornal britânico "The Times" coloca o parque de campismo das Berlengas e o de Lugar da Várzea no top 20 da Europa.

9 março 2009 18:26

Hugo Franco

Hugo Franco

Jornalista

O parque de campismo da ilha das Berlengas e o do Lugar da Várzea, situado entre Góis e Arganil, são considerados dois dos campings mais "cool" pelo "The Times".

"Seja corajoso. A travessia entre Peniche e a ilha das Berlengas pode ser acidentada, mas como recompensa tem um parque de campismo com acesso exclusivo às águas cristalinas do Atlântico". É desta forma que o jornal inglês descreve o camping. E acrescenta: "Só uma dúzia de famílias de pescadores vivem na ilha, que é uma reserva natural."

O parque, que se situa numa uma encosta escarpada com vários socalcos onde se montam as tendas, é já bastante popular no estrangeiro. Bem como o parque de campismo do Lugar da Vázea.

Situado nas montanhas entre Góis e Arganil, tem como atractivos naturais as praias fluviais e é caracterizado pelo "The Times" no mesmo tom quase poético: "Camping rodeado pelo perfume de jasmim, eucaliptos e laranjeiras. Os proprietários fornecem o vinho, os figos e o manjericão. E as galinhas da quinta põem os ovos que você irá comer ao pequeno-almoço".

O jornal britânico destaca também os parques espanhóis situados junto à zona montanhosa de Salamanca (o de Burro Blanco) ou de Barcelona (La Fresneda).

Esta lista elaborada pelo "The Times" inclui ainda parques de campismo da Grécia, França, Luxemburgo, Holanda ou Alemanha.

Os jovens turistas que viajam com pouco dinheiro, de mochila às costas por toda a Europa, constituem o alvo principal deste artigo.