Atualidade / Arquivo

Bonnie & Clyde morreram há 75 anos

29 maio 2009 18:51

Maria Luiza Rolim

O FBI colocou online cerca de mil páginas de documentos inéditos sobre o mais famoso casal de criminosos da América. (Veja os vídeos no final do texto).

29 maio 2009 18:51

Maria Luiza Rolim

Setenta e cinco anos depois da emboscada que pôs fim à vida de Bonnie & Clyde, tudo o que você queria saber sobre a história de amor e crime do casal que apaixonou a América nos anos 30 do século XX está disponível online no site do Federal Bureau of Investigation (FBI).

O FBI assinala os três quartos de séculos de um dos seus casos mais famosos com a publicação de 947 páginas, até aqui inéditas, da investigação policial que terminou na morte do casal, em Luisiana.

Bonnie & Clyde, que começaram a 'carreira' com pequenos roubos em bombas de gasolina nos EUA, foram os primeiros criminosos do século passado a ficarem famosos em todo o país. Os dois acabaram convertidos em 'estrelas' de Hollywood.

No âmbito do aniversário da morte de Bonnie & Clyde, os estúdios Cypress Moon preparam um novo filme sobre o famoso casal, inspirado no que foi protagonizado pelos actores Faye Dunaway e Warren Beatty, em 1967. 'The Story of Bonnie and Clyde', com Hillary Duff e Kevin Zegers estreia em 2010.

A documentação agora disponibilizada pelo Federal Bureau of Investigation inclui  recortes de jornais, várias fotografias do casal, de uma elegante mulher, Bonnie, e os telegramas enviados ao FBI pelas patrulhas locais que fizeram a perseguição ao casal. Assim como as pistas apontadas por cidadãos que escreviam às autoridades assegurando terem visto o casal numa bomba de gasolina ou nas esquinas da suas casas.

O dossiê  revela ainda um documento elaborado em 1934, e revisto em 1984, destinado a investigadores e jornalistas, com um resumo sobre o historial criminoso do casal e pormenores da operação de caça aos célebres fugitivos.

A vida de Bonnie Parker e Clyde Barrow, cuja relação afectiva começou pouco depois de se conhecerem em 1930, terminou na madrugada de 23 de Maio de 1934. A comunicação social  e grande parte da classe média da época projectaram no casal uma visão romântica.

A poesia de Bonnie inspirou o cantor francês Serge Gainsbourg para um dos seus famosos duetos com Brigitte bardot em 1967. A história foi transformada num musical japonês em 1999.