8 outubro 2011 18:26
O atual secretário regional da Economia vai liderar a liderar candidatura socialista nas eleições regionais de 2012.
8 outubro 2011 18:26
A Comissão Regional do PS/Açores confirmou hoje, por unanimidade, a escolha de Vasco Cordeiro como candidato à presidência do Governo Regional nas eleições de 2012, tal como tinha sido proposto, também por unanimidade, pelo Secretariado Regional.
"O resultado das votações fala por si, o PS está unido, coeso e profundamente empenhado no objetivo de dar as melhores respostas aos desafios com que os Açores estão confrontados", afirmou Vasco Cordeiro, nas primeiras declarações aos jornalistas depois da sua escolha como candidato à presidência do executivo açoriano nas eleições regionais de 2012.
Vasco Cordeiro, atual secretário regional da Economia, escusou-se a referir se vai permanecer no Governo dos Açores, assim como não se pronunciou sobre se pretende assumir a presidência do PS/Açores, partido atualmente liderado por Carlos César.
"Partido unido e coeso"
"Os Açores têm grandes desafios pela frente e eu estou disponível e empenhado em colocar toda a minha energia ao serviço deste projeto do PS para dar a melhor resposta possível a esses desafios", frisou.
Vasco Cordeiro, cuja escolha como candidato a presidente do Governo dos Açores foi proposta no Secretariado Regional do PS/Açores por José Contente e Sérgio Ávila, os outros dois nomes que eram apontados como possíveis candidatos, destacou a importância da "unidade e da coesão" do
partido para enfrentar os próximos desafios.
"Já tenho o partido unido e coeso comigo, agora é preciso trabalhar para dar as melhores respostas aos problemas dos açorianos", afirmou, estabelecendo como prioridade "ganhar o coração dos açorianos".
Vasco Ilídio Alves Cordeiro, 38 anos, é licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, com pós-graduação em Direito Regional, e exerceu advocacia entre 1995 e 2003.
Secretário regional da Economia desde 2008
O próximo candidato socialista à presidência do executivo açoriano foi eleito pela primeira vez deputado à Assembleia Legislativa dos Açores em 1996, exercendo entre 2000 e 2003 o cargo de presidente do Grupo Parlamentar do PS/Açores.
Em 2003 assumiu o cargo de secretário regional da Agricultura e Pescas, que exerceu até 2004, altura em que passou para as funções de secretário regional da Presidência, onde se manteve até 2008. Desde essa altura, exerce o cargo de secretário regional da Economia no Governo dos Açores.