2 agosto 2007 12:53
Dois psicólogos americanos partiram à descoberta das razões que levam as pessoas a ter relações sexuais. Descobriram 237.
2 agosto 2007 12:53
O que leva duas pessoas a envolverem-se sexualmente? A pergunta é complexa. E nem sempre tem resposta fácil. Aliás, não tem sequer uma só resposta. A acreditar num estudo realizado por dois investigadores do departamento de Psicologia da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, são nada mais nada menos que 237 as razões que podem conduzir ao sexo. As conclusões estão já disponíveis no sítio de Internet da revista Archives of Sexual Behavior.
Historicamente, as razões pelas quais as pessoas têm sexo foram tidas como sendo escassas em número e simples na natureza para reproduzir-se, por prazer, ou para aliviar a tensão sexual, escrevem Cindy Meston e David Buss no resumo do artigo. Depois de entrevistarem perto de duas mil pessoas, os dois investigadores encontraram uma panóplia de explicações bem menos óbvias e bem mais surpreendentes. Por exemplo, houve quem admitisse tê-lo feito para aproximar-se de Deus, para queimar calorias, porque a outra pessoa era famosa e queria poder dizer que fez sexo com ele/ela ou devido a uma aposta.
Algumas respostas desafiam o senso comum. Uma dor de cabeça, por exemplo, pode ser um bom afrodisíaco e não uma desculpa para negar sexo ao parceiro. Mas acasalar pode ser também uma boa solução para vingar-se de um parceiro infiel, pagar um favor, mudar o tópico da conversa e, imagine-se, até para magoar um inimigo. Outras explicações confirmam algumas crenças populares: não falta quem o tenha feito porque estava bêbado(a), sob o efeito de drogas, aborrecido, com tesão, porque o sexo é bom, divertido, excitante ou aventureiro, para conseguir um orgasmo ou porque estava farto de ser virgem.
Há quem tenha razões mais egoístas: para aquecer-me; sentir-me bem comigo mesmo(a); encontrar um(a) melhor parceiro(a) que o meu/minha parceiro(a) da altura; ser popular; sentir-me poderoso(a); sentir-me jovem. Outras são mais altruístas: queria expressar o meu amor pela pessoa; ser simpático(a), queria que a outra pessoa se sentisse bem consigo mesma, tive pena da pessoa. Há quem o tenha feito por obrigação estava casado(a) e suposto fazê-lo , por competição estava a competir com outra pessoa para conseguir a pessoa porque foi desafiado ou se sentiu culpado.
Os autores do estudo obtiveram os resultados depois de perguntarem a mais de 400 pessoas para listarem as razões pela quais tinham tido sexo e depois pedirem a mais de 1500 outras alunos da Universidade do Texas para classificarem quão importante cada razão era para eles. Surpreendente ou talvez não, a resposta mais repetida foi a mesma tanto entre os homens, como as mulheres: Sentia-me atraído(a) pela pessoa. Contudo, quase cada uma das 237 possibilidades foi escolhida por alguém como o seu principal motivo para ter sexo.
A principal conclusão a retirar, sustentam Meston e Buss, é que as pessoas têm motivações sexuais muito complexas. Mantêm ou não relações íntimas em função de circunstâncias muito diversas, como o género, a atracção física, a emoção, o estatuto social ou pressões externas.
10 PRINCIPAIS RAZÕES PARA TER SEXO Mulheres 1. Estava atraído(a) pela pessoa Homens 1. Estava atraído(a) pela pessoa |
10 RAZÕES MAIS INVULGARES PARA TER SEXO Mulheres 1. Queria passar a outra pessoa uma doença sexualmente transmissível Homens 1. Ofereceram-me drogas para fazê-lo |