Sociedade

Um túnel de 50 km pode devolver água ao Tejo e o ministro do Ambiente anda a pensar nisto

Um túnel de 50 km pode devolver água ao Tejo e o ministro do Ambiente anda a pensar nisto

É "uma solução muito interessante", diz Matos Fernandes sobre esta obra orçada em 100 milhões de euros

Como devolver água ao rio Tejo? Com um túnel de 50 quilómetros de comprimento, entre a barragem de Cabril, no Zêzere, e Belver, no Alentejo, avança o ministro do Ambiente, Matos Fernandes, em entrevista à TSF e ao Dinheiro Vivo.

A obra de engenharia que Matos Fernandes qualifica como "uma solução muito interessante" está em estudo e implica investimento de 100 milhões de euros para deslocar a água dentro da bacia hidrográfica e poder “garantir caudais ecológicos” no rio Tejo.

"Não é nenhum transvase, a água deixa de fazer uma hipotenusa para passar a fazer dois caretos, mas volta a chegar a Constância" e "é uma solução com impactos ambientais baixíssimos”, garante o membro do Governo. E acrescenta: "Pensar Belver, Cabril e este túnel como um processo num concurso para a concessão será muito económico para o Estado e para garantir caudais ecológicos no Tejo”.

Na entrevista, Matos Fernandes sublinha que comparativamente à data de assinatura da Convenção de Albufeira, em vigor desde 2000, existe atualmente menos 25% de disponibilidade hídrica" no rio que é mais crítico, o Tejo", notando, ainda, que "Espanha gasta menos água por habitante do que Portugal. "Quem quiser ir rever a Convenção faz um disparate de todo o tamanho", garante.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate