Autárquicas 2025

Sondagem Pitagórica: Luís Filipe Menezes à frente da corrida em Gaia, com mais oito pontos do que candidato socialista

Luís Filipe Menezes durante a apresentação da sua candidatura a presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, em julho de 2025
Luís Filipe Menezes durante a apresentação da sua candidatura a presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, em julho de 2025
JOSÉ COELHO

Antigo líder do PSD e ex-autarca de Gaia reúne 41,6% das intenções de voto, segundo sondagem realizada pela Pitagórica para a TVI/CNN. João Paulo Correia aparece a mais de oito pontos mas ainda dentro da margem de erro

Luís Filipe Menezes, que se recandidata à Câmara de Gaia pela coligação PSD/CDS-PP/IL, lidera a sondagem TVI/CNN à autarquia, com 41,6% das intenções de voto. Em segundo lugar surge João Paulo Correia, que concorre pelo PS, com 33,4%.

Ainda assim, e uma vez que a margem de erro é de 4,47%, há um empate técnico entre os dois candidatos, já que, no pior dos cenários, Menezes poderá ter 37,2% e, no melhor dos casos, Correia pode chegar aos 37,6%.

Doze anos depois do último mandato, Luís Filipe Menezes volta a ser candidato à Câmara de Gaia, que liderou entre 1997 e 2013.

A Câmara de Gaia atualmente está nas mãos do PS, mas o presidente, Eduardo Vitor Rodrigues, deixou o lugar a 30 de junho, no mesmo dia em que o Tribunal Constitucional confirmou a decisão de perda de mandato por peculato (devido à utilização, de forma pessoal, de um veículo elétrico do município, que o ex-autarca resume como o uso do veículo para ir à padaria).

De acordo com a sondagem realizada pela Pitagórica, o antigo presidente do PSD consegue 32,4% dos votos que há quatro anos, nas últimas autárquicas, foram depositados noutros partidos. Os sociais-democratas conseguem conquistar 24,1% dos votos do PS, 33,3% do Livre, 16,7% do Chega e 11,1% do BE, retendo 54,5% dos votos que já eram seus.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: JBastos@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate