Miguel Sousa Tavares De Viva Voz

Miguel Sousa Tavares: “Os helicópteros bons que tínhamos demos à Ucrânia, para ajudar à guerra, e agora não os temos para combater os fogos”

O cronista do Expresso fala dos fogos que têm assolado o país e remata: “Não sei o que é que o PSD e Luís Montenegro vão festejar no Pontal”, na festa desta quinta-feira que marca o final das férias políticas. Trump é omnipresente no episódio desta semana

Neste episódio do podcast Miguel Sousa Tavares de Viva Voz, o jornalista começa por Washington, para onde Trump enviou tropas da Guarda Nacional para conter uma alegada onda de crime: “Toda a gente está a capitular perante Trump, é um autêntico bulldozer que ninguém trava, e eu chego a espantar-me como é que ele tem capacidade durante as 24 horas de um dia para tomar tantas decisões e disparar em tantas direções”.

Tiago Pereira Santos

Aliás, o cronista vê o Presidente dos EUA a aproximar-se do “seu grande sonho de ser Prémio Nobel da Paz: “Seria uma coisa extraordinária que um homem que intimida o mundo inteiro, através de ameaças ou através de tarifas, fosse considerado o maior pacifista do mundo, mas eu já vi prémios Nobel serem atribuídos por razões políticas. Basta pensar que Kissinger [ex-Secretário de Estado dos EUA] foi Nobel da Paz, e portanto tudo é possível”.

A situação em Gaza merece atenção neste episódio, em que também se antevê o que poderá sair do encontro de sexta-feira no Alasca, entre Trump e Putin, do qual a Europa se vê arredada: “Não fez nada para que essa guerra terminasse, e agora vê-se nesta situação de ser ultrapassada, humilhada, desconsiderada pelos Estados Unidos, e merece-o. Merece-o porque esta geração de dirigentes europeus é absolutamente incompetente, hipócrita e está fora da história”.

Miguel Sousa Tavares de Viva Voz é um podcast de Paula Santos e que neste episódio foi conduzido por João Pedro Barros. Oiça e subscreva na aplicação que usa no seu smartphone para ouvir podcasts ou acompanhe em Expresso.pt.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: jpbarros@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate