Exclusivo

EUA

EUA 2020. Pela Estrada Fora #1: Trump, covid e a “escola da vida”

Trump, de regresso à Casa Branca, esta segunda-feira, tira a máscara
Trump, de regresso à Casa Branca, esta segunda-feira, tira a máscara
KEN CEDENO / POOL

A informação sobre o verdadeiro estado de saúde do Presidente norte-americano era confusa, mas eis que Trump acaba por ter alta esta segunda-feira à noite. Ao mesmo tempo, há uma campanha que segue. A covid-19 promete continuar a pôr a política de pernas para o ar, ameaçando a nomeação da juíza Barrett para o Supremo. E há ainda um atentado a um Presidente que alguns já terão esquecido e uma sondagem curiosa vinda da Pensilvânia. Bem-vindos à primeira edição de “Pela Estrada Fora”, que vai acompanhar a campanha para a eleição presidencial até à decisão, a 3 de novembro

Cátia Bruno

“Médicos de Trump dão sinais contraditórios sobre a sua saúde”. Foi esta a manchete do Wall Street Journal durante quase toda esta segunda-feira, perante aquilo que tem acontecido nos Estados Unidos ao longo dos últimos dias. O Presidente em funções, Donald Trump, foi levado para o hospital militar de Walter Reed, depois de se saber que está infetado com covid-19. Mas as declarações públicas dos médicos e da sua equipa na Casa Branca parecem não bater sempre certo: ora se diz que o Presidente tem “sintomas ligeiros” e pode ter alta ainda esta segunda-feira, ora se anuncia que Trump já fez um tratamento com esteróides por ter tido alguma falta de oxigénio, para além de tomar o medicamento Remdesivir e outro cocktail experimental.

O Washington Post foi, por isso, mais contundente: “A perspetiva de Trump ter alta em breve deixa médicos perplexos”, titulava o diário ao longo do dia. E eis que, poucas horas depois, era esse o cenário que o próprio confirmava no Twitter: “Irei deixar o grande Centro Médico Walter Reed hoje às 6h30 [18h30 em Washington, 23h30 em Lisboa]. Sinto-me muito bem! Não tenham medo da Covid. Não deixem que domine a vossa vida”, ditou o Presidente.


Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate