Sonae lança OPA sobre empresa finlandesa de produtos para animais de estimação
A Sonae lançou uma oferta de aquisição da finlandesa Musti, que vende produtos para animais de estimação no Norte da Europa, avaliando a empresa em 868 milhões de euros
A Sonae lançou uma oferta de aquisição da finlandesa Musti, que vende produtos para animais de estimação no Norte da Europa, avaliando a empresa em 868 milhões de euros
Editor de Economia
A Sonae lidera um consórcio de investidores que anunciou esta quarta-feira uma oferta pública de aquisição (OPA) sobre a Musti, empresa cotada na bolsa de Helsínquia que detém uma rede de lojas de produtos para animais de estimação. A oferta avalia a Musti em 868 milhões de euros.
Em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Sonae revela que se aliou ao presidente executivo da Musti e a dois administradores para lançar a oferta, através de uma sociedade finlandesa designada Flybird Holding.
Esta irá pagar aos atuais acionistas da Musti 26 euros por ação, o que representa um prémio de 27% face à cotação de ontem da empresa, e de 40% em relação à cotação média dos últimos seis meses.
“O conselho de administração da Musti, representado por um quórum composto pelos membros do conselho de administração que não integram o consórcio, decidiu por unanimidade a recomendação aos acionistas da Musti da aceitação da oferta e venda das suas ações”, indica a Sonae no seu comunicado.
O prospeto da oferta deverá ser publicado em meados de dezembro e o período para os acionistas da Musti aceitarem ou não decorrerá de 18 de dezembro a 12 de fevereiro.
A Sonae já tinha nos últimos meses adquirido uma participação minoritária na Musti, pretendendo agora passar a controlar a empresa finlandesa, que tanto vende os seus produtos para animais de estimação online como em lojas físicas, focada nos mercados nórdicos.
No seu último ano fiscal a Musti registou um volume de negócios de 426 milhões de euros (com um crescimento médio anual nos últimos cinco anos de 15%). O seu EBITDA (resultado antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) cifrou-se em 74 milhões de euros (crescendo a uma média de 22% nos últimos cinco anos).
“Os mercados da Finlândia, Suécia e Noruega, nos quais a Musti opera, apresentam um contexto macroeconómico sólido, caracterizado pelo elevado rendimento disponível das famílias, quando comparado com a média europeia, e por uma perspetiva de crescimento positiva no segmento de retalho de produtos para animais de estimação”, realça a Sonae no seu comunicado.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: mprado@expresso.impresa.pt