Empresas

Marco Galinha substituído por José Paulo Fafe na presidência do grupo Global Media

Marco Galinha substituído por José Paulo Fafe na presidência do grupo Global Media

Empresário detentor do grupo BEL vendeu recentemente a maioria do capital do grupo detentor de meios de comunicação social como o Jonal de Notícias, Diário de Notícias e TSF

Marco Galinha substituído por José Paulo Fafe na presidência do grupo Global Media

Pedro Lima

Editor-adjunto de Economia

José Paulo Fafe é o novo presidente executivo do grupo Global Media, que detém meios de comunicação social como o Diário de Notícias, Jornal de Notícias e TSF. Substitui assim Marco Galinha, o empresário proprietário do grupo BEL que recentemente reduziu a sua posição acionista no grupo de media, agora controlado pelo fundo World Opportunity Fund, sedeado nas Bahamas.

José Paulo Fafe relançou em 2021 o semanário Tal & Qual e tinha entrado na administração da Global Media no início de setembro.

Em comunicado, o grupo BEL diz que na sequência da venda da maioria do capital da empresa Páginas Civilizadas, que controla a Global Media, a gestão agora “passa a ser assegurada por uma nova administração executiva, cessando Marco Galinha, fundador e CEO do Grupo BEL, as funções de presidente da Comissão Executiva”.

“Quando adquiriu a sua participação no Global Media Group, o Grupo Bel encontrou a empresa numa situação particularmente difícil, agravada pelo contexto de pandemia que teve um forte impacto em toda a área de media. Durante a administração liderada por Marco Galinha, o plano de reestruturação implementado permitiu revitalizar uma das maiores referências do jornalismo nacional, privilegiando os recursos das empresas”, acrescenta o mesmo comunicado, onde se lê ainda que “o grupo BEL entende que, neste momento, o foco da sua atuação deve ser dirigido para outros projetos relevantes centrados na consolidação e no crescimento do grupo de uma forma sustentável”.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: PLima@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate